5/15/2004

SNBA
Pintura
2º. ANO Turma A
Grupo 1
Memoria descritva 3
15-05-2004

OBJECTIVO

Pretende-se a elaboração dum projecto de intervenção cromática / visual sobre um lugar à escolha no interior da sede da SNBA, de acordo com os seguintes condicionantes:

 O lugar elegido deve ser normalmente acessível a quem visita a sede e a intervenção deve integrar-se na característica do lugar;
 Não é permitido alterar a funcionalidade e mobiliário do lugar escolhido;
 Não é permitido alterar ou danificar paredes, tectos, portas, mobiliário, etc.;
 A intervenção é temporária e deverá estar exposta desde o fim das aulas até ao início do próximo ano lectivo;
 O projecto de solução deverá ser criado pelo grupo que o deverá apresentar devidamente informado;
 O projecto deverá ser aprovado pelo corpo docente e posteriormente pela Direcção da SNBA;
 O projecto deverá ser executado pelos alunos e desmontado pelo pessoal da SNBA;
 São aceitáveis projectos que não possam ser executados, devido ao seu elevado custo ou porque exijam condicionalismos que não possam ser disponibilizados pela SNBA;


SOLUÇÕES PRECONIZADAS

O Grupo 1 propõe-se responder à proposta de trabalho acima definida com o seguinte projecto, com algumas variantes:
ESCADA(S)
Intervenção numa ou nas duas escadas (conforme a disponibilidade de espaço que nos for atribuído), de acordo com as seguintes características:
 Mensagem: A intervenção proposta subordina-se à seguinte mensagem:
“A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO É COMO UMA ESCADA QUE SE SOBE E AO ATINGIRMOS O CIMO SENTIMOS A SENSAÇÃO DO DEVER CUMPRIDO E OBJECTIVO ATINGIDO.
MAS O CIMO DA ESCADA É APENAS UM PATAMAR DO CONHECIMENTO. UM NOVO LANCE DE ESCADA, É UM NOVO DESAFIO QUE SE APRESENTA.”
 Local. A(s) escada(s) que dão acesso ao salão de exposições do primeiro andar, até ao patamar ou até ao salão. Consideramos que o local é um lugar apropriado para a execução do projecto, porque:
- Está de acordo com a mensagem que se pretende passar;
- É um local bem visível e acessível a todos quantos visitam a Sociedade;
- Há espaço para a elaboração do projecto;
- Não colide com a funcionalidade do espaço, mobiliário, paredes, etc.;
- Não danifica paredes, chão, tecto, etc.;
- Não necessita de quaisquer condicionalismos para a sua execução.
 Forma. O trabalho a executar constará duma intervenção cromática/visual com as seguintes características:
- Actuação no espaço vertical entre os degraus, na parte da frente da escada ou ainda na parte de trás dos mesmos;
- Atendendo a que a SNBA foca a sua actividade na pintura e somos alunos dum curso de pintura, pretende-se usar o material que a nosso ver mais nos identifica, a TELA. Assim, propomo-nos forrar aquele espaço com tela. Procura-se com esta acção simular um conjunto de telas vistas de lado;
- As telas serão pintadas a acrílico a partir dum dos lados horizontais, com várias cores, variando entre 10 e 80% (~1,5 a 10cm) da sua altura, de forma não uniforme, simulando as manchas de tinta que se formam nesta zona das telas quando estas são pintadas;
- A parte restante da tela ficará em cru;
- Sobre os pedaços de tela, depois de pintadas, serão sobrepostas a preto, palavras que no conjunto formarão uma mensagem;
- Cada letra da mensagem será uma maiúscula em bold com uma dimensão de cerca de 50% (~7cm) da altura de cada tira de tela, correspondendo, em Microsoft Word a um tamanho de 290 na fonte Arial Black;
- As telas serão coladas à madeira por fita cola com aderência nas duas faces;
- Os agrafos e taxas do engradado das telas serão simulados, sem agressão à escada, com recurso a técnica ainda não assente, mas provavelmente com arames e discos metálicos, estes pintados de preto, ambos colados. Agrafos e taxas verdadeiros parecem-me demasiado pequenos;
 Materiais. São precisos os seguintes materiais:
- Tiras de tela adquirida a metro;
- Fita cola de 2 faces;
- Tinta acrílica de diversas cores;
- Pinceis;
- Arame com 3 mm de diâmetro;
- Corta arame:
- Discos metálicos (por hipótese os usados na fixação de chapas);
- Cola UHU.
 Texto. Para além do texto já referido nos anexos da Memória Descritiva 2, incluem-se mais as seguintes hipóteses, com o texto a começar no rés do chão, no primeiro degrau.
Hipótese 1
DE PÉ
ELEVAMO-NOS
NA BUSCA
INFINITA
DA VERDADE
DA LUZ
BUSCANDO
NA ARTE
MODERNA
MODERNA?
?
BUSCAMOS
A LUZ
Espaço cinzento
O último degrau em cinzento e sem mensagem significa que de acordo com os princípios místicos/esotéricos, a luz, representada pelo branco, é inatingível, logo o degrau não pode ser pintado de branco. Considerando a luz representativa do conhecimento, algo se obtém, pelo que o degrau não deve ficar a preto, ausência total da luz. Assim, deverá ser pintado de cinzento.
Hipóteses 2
AS COISAS
SÓ EXISTEM
QUANDO
OBSERVADAS
Degrau sem texto
A OBSERVAÇÃO
CONFERE-LHES
PADRÕES
SIGNIFICATIVOS
Degrau sem texto
O UNIVERSO
REALIZA-SE
NA SUA
AUTOCONTEMPLAÇÃO
Hipótese 3
A meio da escada
NÃO PISE ESTE DEGRAU
Hipótese 4
Deixar o primeiro lanço sem texto e escrever um novo texto a colocar na parte de baixo dos degraus do segundo lanço. Significa que enquanto se sobe a escada, lê-se o que está por debaixo do 2º. lanço.

Atendendo a que o primeiro lanço tem 14 degraus e o segundo apenas 8, é necessário, caso esta hipótese seja julgada interessante, refazer o texto.
 Disposição cromática e do texto.
Há várias combinações possíveis de colocar as telas e o texto.
Apresentam-se apenas 3 hipóteses:
- Centrado. A parte dos degraus objecto de intervenção é totalmente recoberta com tela e o texto centrado;
- Alinhado à esquerda. As telas começam da esquerda para a direita, com diferentes tamanhos, como se estivessem arrumadas na vertical. Parte de alguns degraus não é coberta com tela. As palavras são alinhadas à esquerda;
- Serpenteado. As telas, mais pequenas do que os degraus, com o texto centrado, ocupam sucessivamente a esquerda, o centro e a direita dos degraus, simulando uma serpente, símbolo esotérico/alquímico do conhecimento.