5/21/2004

A escolha do trabalho que dicidimos fazer, relacionado com o desejo de alterar de alguma maneira um lugar existente na Escola, recaiu sobre o canto direito do grande átrio da entrada, onde se situa um banco sob uma janela e um plinto com telefone.


Levantamento Morfológico:
Trata-se de parede pintada de cor ocre-rosado, atravessada por vários blocos de cantaria que envolvem completamente a janela que se situa sobre o banco, local onde queremos fazer a nossa intervenção. À direita do banco existe um plinto (paralelapédico) sobre o qual está o telefone.


Levantamento Lumínico:
Trata-se de local com iluminação difusa, sem zonas de luz directa ou de sombras fortes, em que só um foco incide sobre o local a trabalhar.


Levantamento Cromático:
Zona de tons neutros, em que predomina o tom ocre-rosado da parede e o cinzento da cantaria.


Levantamento Funcional:
Grande janela quadrada que se destina a iluminar o espaço, complementada por óculo que faz parte do grande arco abatido que constitui a entrada, toda em vidro. Sob a janela, grande banco corrido – 3 assentos -, sem costas e ladeado, à direita, pelo plinto branco que suporta o telefone.


Com esta proposta pretendemos chamar a atenção para um espaço em que habitualmente não detemos a nossa atenção – um não-lugar – embora o utilizemos com frequência para descansar ou como local de espera.

Pensamos suscitar a atenção de quem o usa, colocando diversas almofadas pendentes do tecto por fios, o que lhes dará movimento, e a diversas alturas, sempre acima do que seria lógico esperar, o que criará em quem as olhar uma perplexidade, uma interrogação, uma sensação de non-sense.

As almofadas terão intervenção cromática procurando estabelecer ligação com as cores do ambiente que as rodeia.