6/02/2004

Objectivo



Pretende-se a elaboração de um projecto de intervenção cromática / visual sobre um lugar à escolha no interior da sede da SNBA, de acordo com os seguintes condicionantes :
– O lugar elegido deve ser normalmente acessível a quem visita a sede e a intervenção de integrar-se na característica do lugar;
– Não é permitido alterar a funcionalidadde e mobiliário do lugar escolhido;
– Não é permitido alterar ou danificar paredes, tectos, portas, mobiliário, etc.;
– A intervenção é temporária e deverá estar exposta desde o fim das aulas até ao inicio do próximo ano lectivo;
– O projecto de solução deverá ser criado pelo grupo que o deverá apresentar devidamente informado;
– O projecto deverá ser aprovado pelo corpo docente e posteriormente pela Direcção da SNBA;
– O projecto deverá ser montado pelos alunos e desmontado pelo pessoal da SNBA;
– São aceitáveis projectos que não possam ser executados, devido ao seu elevado custo ou porque exijam condicionalismos que não possam ser disponibilizados pela SNBA.




Proposta de Intervenção


a) Alvo

A nossa proposta de intervenção centra-se na cópia da escultura da Vénus de Milo existente no lado direito do hall de entrada da S.N.B.A;

b) Descrição do “Objecto-alvo”

Trata-se de uma cópia da famosa escultura intitulada Vénus de Milo, em exposição no Museu do Louvre, Paris. Encontrada por um camponês, por volta de 1820, na antiga ilha de Melos.
A escultura, com as suas linhas suaves e delicadas, simboliza o ideal de beleza feminina, por muitos aspirado e dificilmente antigido.

A cópia existente na S.N.B.A., é feita em mármore(?), gesso (?) e mede sensivelmente 2,00 m de altura.

Encontra-se exposta no lado direito do hall de entrada (direcção de quem entra na S.N.B.A.), centrada em relação à parede da sua rectaguarda.

Durante o dia, recebe bastante luz proveniente de um janelão existente ao lado da porta da entrada da Sociedade, no entanto, a partir do meio da tarde, a sua iluminação, embora complementada com projectores orientados sobre si e instalados no tecto do hall de entrada, é bastante diminuta.

Pelas caracteristicas morfológicas que apresenta, a sua cor é pálida, apresentando uma variação cromática fraca em torno dos bejes.



c) descrição da intervenção


tendo como objectivo principal a orientação do “público” para um diálogo, introspecção, reflexão sobre a “obra artística” admirada, em contraposição à sua passagem indiferente sobre a mesma, a nossa proposta pretende colocar um “vivo ponto de exclamação” na escultura da Vénus de Milo. Para tal, cobriremos a escultura com materiais de elevada maleabilidade ( em contraposição à sua caracteristica morfológica), com cor ou incolores (ainda em estudo), procurando caracterizar a Venus de Milo, como o ideal “modernista” da beleza feminina. Esta sua caracterização, não pretende tornar a Vénus de Milo numa escultura vanguardista, mas sim, aplicar técnicas / materiais plásticos actuais sobre um objecto clássico, por forma a voltar a atenção sobre si enquanto objecto de arte intemporal.

Os materiais pensados, são o plástico super-fino aderente, ou papel celofane, complementado, com fio de rafia ou arame. Qualquer destes materiais é bastante leve e será colocado sobre a escultura, não produzindo qualquer dano sobre a mesma.

Uma das experiências é complementada com um painel em papel metalizado colorido, por forma a não só criar maior ênfase na caracterização da escultura, mas também para favorecer a iluminação da mesma através da luz artificial que lhe é dirigida.


As experiências realizadas, são anexadas em fotografia.






(Grupo III – Turma B – 2º ano)