6/18/2005

T.A — Grupo 4

MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA


“Era mesmo uma Vénus, e de uma maravilhosa beleza.”
“É impossível ver-se qualquer coisa de mais perfeito que o corpo desta Vénus.”
“Ela tinha o tronco nu, como os antigos representavam habitualmente as grandes divindades.”
“Uma roupagem cobria a parte inferior do corpo (…). Nada de mais nobre e de mais elegante que a sua roupagem.” (Mérimée)

“Pobre Vénus indefesa, suportando, a estátua e o mito, mutilações e alterações sucessivas, reparações românticas, manipulações publicitárias!”
(João Vieira)


No entanto, aquela reprodução da estátua colocada sobre um pedestal, passava despercebida naquele lugar, o átrio de entrada do edifício…

VÉNUS OU AFRODITE?
DA SUA HISTÓRIA…

Uma estátua célebre, a Vénus de Milo, desde a sua descoberta em Abril de 1820 na ilha de Milos, Grécia.

Nome do artista: desconhecido.
Data: 130 a 100 a.C.
Dimensões: 40 x 211 centímetros.
Técnica utilizada: escultura em mármore

Pintores reproduziram-na nos seus quadros. Comercializaram-se reduções em bronze ou em prata. Escultores reproduziram-na em mármore…
Esta obra é uma mulher de grandiosa beleza. Os traços do rosto são finos e precisos, mas misteriosos... Os cabelos estão presos, o que prova a sua feminilidade.

Vénus, chamada Afrodite pelos gregos, nascida da espuma do mar, com uma feminilidade tal que os deuses não se lembravam de alguma vez ter visto e que consagraram como deusa do Amor e da Beleza!!!

Vénus ou Afrodite?
Deusa ou Mulher?
Poder vingador ou sedução vazia?
Mito ou realidade?

OBJECTIVO DA INTERVENÇÃO

“Dupla personalidade”
A força da mulher, truncada pela amputação dos braços...
O abraço que não pode ser...
O movimento incompleto dos membros...
No rosto, os traços contraídos ligeiramente: os olhos um pouco oblíquos, a boca levantada nos cantos, as narinas ligeiramente insufladas…
Desdém, ironia, crueldade…
Malícia raiando a maldade…
Indefinida, misteriosa…
Anjo ou demónio?

Mas, naquele espaço de acolhimento, como é um átrio, hall ou foyer, a estátua da deusa, que ao mesmo tempo faz parte do logótipo da SNBA, parece nada dizer a quem ali passa ou espera.

Pretende-se pois, salientar a figura da estátua da deusa-mulher, através da sua “outra personalidade”, sendo a antítese da alma do ícone.
Essa “outra figura” representará a Vénus-Mulher actual, mas sobrenatural (porque com asas), amante, mulher, animal, guia perversa dos visitantes que por este átrio passam. Será a revelação da dimensão humana da deusa.


LOCALIZAÇÃO DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Lado direito do átrio de entrada da SNBA, quando nele se entra, onde já se encontra a estátua sobre o pedestal, sem alteração da sua posição, apenas retirando os vasos de plantas que a ladeiam.


PROJECTO DE EXECUÇÃO
Materiais:
Solução1:
- Perspex ou K-Line em placas (espessura de 0,5 cm);
- Serra de recorte;
- Tintas acrílicas;Justify Full
- Tintas em spray;
Solução2:
- Manequim actual, de corpo inteiro, à escala natural;
- Fato de banho;
- Tintas em spray;

Técnica:
Pintura sobre Perspex ou K-Line.
Em alternativa, pintura sobre manequim e tecido.