T.B — Grupo 2
1. Objectivo do trabalho
Sem alteração da funcionalidade espacial de um lugar ou das suas condições físicas, criar-se um acontecimento cénica local, que chame a atenção do utilizadores para a alteração do não "desempenho" espacial deste espaço, e portanto relacionado com esse mesmo lugar.
2. Local de intervenção
Depois de reflexão sobre o conteúdo funcional do não lugar e analisadas vários hipóteses de intervenção no espaço interior do edifício da SNBA, optou-se pela animação das duas entradas laterais à porta principal do salão de exposições, contíguas ao corredor posterior ao hall de acolhimento.
A sua não funcionalidade actual, ou seja, a transformação espacial destas estradas em arrumos dissimulados pela cobertura com dois cortinados, conferem a estes espaços uma ideia enigmática e até fantasmagórico, propícia ao desenvolvimento de uma de animação cénica, desmistificadora deste sentimento obscurante.
3. Acontecimento cénica
Aproveitando a configuração física e material destas atmosferas espaciais (degraus de pedra, cortinados, escuridão, etc.) optou-se pela introdução de duas figuras humanas sentadas nos degraus, uma em cada espaço lateral, com as pernas e mãos parcialmente descobertas para o espaço do corredor, em articulação teatral uma com a outra, por forma a estabelecer-se uma relação entre ambas, não forçosamente pela concordância de posturas mas antes pela complementaridade e/ou dicotomia cénica das mesmas.
Sem alteração da funcionalidade espacial de um lugar ou das suas condições físicas, criar-se um acontecimento cénica local, que chame a atenção do utilizadores para a alteração do não "desempenho" espacial deste espaço, e portanto relacionado com esse mesmo lugar.
2. Local de intervenção
Depois de reflexão sobre o conteúdo funcional do não lugar e analisadas vários hipóteses de intervenção no espaço interior do edifício da SNBA, optou-se pela animação das duas entradas laterais à porta principal do salão de exposições, contíguas ao corredor posterior ao hall de acolhimento.
A sua não funcionalidade actual, ou seja, a transformação espacial destas estradas em arrumos dissimulados pela cobertura com dois cortinados, conferem a estes espaços uma ideia enigmática e até fantasmagórico, propícia ao desenvolvimento de uma de animação cénica, desmistificadora deste sentimento obscurante.
3. Acontecimento cénica
Aproveitando a configuração física e material destas atmosferas espaciais (degraus de pedra, cortinados, escuridão, etc.) optou-se pela introdução de duas figuras humanas sentadas nos degraus, uma em cada espaço lateral, com as pernas e mãos parcialmente descobertas para o espaço do corredor, em articulação teatral uma com a outra, por forma a estabelecer-se uma relação entre ambas, não forçosamente pela concordância de posturas mas antes pela complementaridade e/ou dicotomia cénica das mesmas.
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