T.B — Grupo 4
local a intervencionar:
° átrio - mais especificamente, no vão lateral direito, no espelho dos degraus entre as colunas e na estátua de Vénus.
razões da intervenção:
o átrio tem sido o local escolhido por excelência para homenagear figuras relevantes para as artes e, directa ou indirectamente, para a SNBA. Mas a SNBA não é uma entidade abstracta. É um corpo em permanente mudança porque é constituído por um tecido vivo de alunos, professores, funcionários, directores. É essa identidade que pretendemos realçar num painel a instalar no vão frontal direito, ao lado da secretaria. Pretendemos transformar a entrada do edifício num local de encontro, de desaceleração em busca de rostos familiares, de partilha de histórias, de experiências, de emoções. O painel de fotografias irá ter essa função de fazer parar o visitante à procura dum ponto de referência. Contrariando a aceleração característica dos nossos dias, no painel o tempo está parado, com expressões à espera de serem olhadas. As nossas histórias individuais a construir a história colectiva da SNBA.
Queremos também amenizar de algum modo o formalismo que é conferido pelas linhas clássicas do edifício e reforçado pela seriedade dos bustos, dos medalhões, da estátua, convidando primeiro a entrar e depois a pensar.
convite a entrar - seguindo a tradição portuguesa da "figura de convite" usada nos séc.XVIII e XIX nos patamares das escadas ou nos átrios dos palácios, traduzida numa figura em tamanho real - alabardeiro, lacaio, guerreiro, fidalgo ou dama - pintada em azulejo com traje a rigor, achamos que a estátua de Vénus pode acolher os visitantes, convidando-os a entrar, num simples gesto
convite para pensar - acreditamos que o impacto duma frase do poeta José Gomes Ferreira nos degraus que dão acesso às salas de exposição servirá para provocar os visitantes
propostas de intervenção:
* o painel seria preenchido com fotografias que nos propomos tirar a pessoas dos diversos órgãos que representam a SNBA, tratadas digitalmente.
* à estátua seria apenas acrescentada uma luva vermelha, elegante, comprida, adaptada ao antebraço direito, num gesto de convite à entrada
* o espelho dos degraus seria forrado com faixas brancas com a seguinte frase escrita a encarnado: "proibida a entrada a quem não andar espantado de existir"
alternativas aos espaços pretendidos:
no caso de não ser possível usar a estátua ou os degraus, gostaríamos de transferir a referida frase para um de dois outros espaços:
° faixa suspensa sob a arquitrave, baixando o espaço entre a mesma e os degraus de forma a tornar a passagem para o interior um "acto consciente"
° por simetria, painel aposto no vão lateral esquerdo
local a intervencionar:
° átrio - mais especificamente, no vão lateral direito, no espelho dos degraus entre as colunas e na estátua de Vénus.
razões da intervenção:
o átrio tem sido o local escolhido por excelência para homenagear figuras relevantes para as artes e, directa ou indirectamente, para a SNBA. Mas a SNBA não é uma entidade abstracta. É um corpo em permanente mudança porque é constituído por um tecido vivo de alunos, professores, funcionários, directores. É essa identidade que pretendemos realçar num painel a instalar no vão frontal direito, ao lado da secretaria. Pretendemos transformar a entrada do edifício num local de encontro, de desaceleração em busca de rostos familiares, de partilha de histórias, de experiências, de emoções. O painel de fotografias irá ter essa função de fazer parar o visitante à procura dum ponto de referência. Contrariando a aceleração característica dos nossos dias, no painel o tempo está parado, com expressões à espera de serem olhadas. As nossas histórias individuais a construir a história colectiva da SNBA.
Queremos também amenizar de algum modo o formalismo que é conferido pelas linhas clássicas do edifício e reforçado pela seriedade dos bustos, dos medalhões, da estátua, convidando primeiro a entrar e depois a pensar.
convite a entrar - seguindo a tradição portuguesa da "figura de convite" usada nos séc.XVIII e XIX nos patamares das escadas ou nos átrios dos palácios, traduzida numa figura em tamanho real - alabardeiro, lacaio, guerreiro, fidalgo ou dama - pintada em azulejo com traje a rigor, achamos que a estátua de Vénus pode acolher os visitantes, convidando-os a entrar, num simples gesto
convite para pensar - acreditamos que o impacto duma frase do poeta José Gomes Ferreira nos degraus que dão acesso às salas de exposição servirá para provocar os visitantes
propostas de intervenção:
* o painel seria preenchido com fotografias que nos propomos tirar a pessoas dos diversos órgãos que representam a SNBA, tratadas digitalmente.
* à estátua seria apenas acrescentada uma luva vermelha, elegante, comprida, adaptada ao antebraço direito, num gesto de convite à entrada
* o espelho dos degraus seria forrado com faixas brancas com a seguinte frase escrita a encarnado: "proibida a entrada a quem não andar espantado de existir"
alternativas aos espaços pretendidos:
no caso de não ser possível usar a estátua ou os degraus, gostaríamos de transferir a referida frase para um de dois outros espaços:
° faixa suspensa sob a arquitrave, baixando o espaço entre a mesma e os degraus de forma a tornar a passagem para o interior um "acto consciente"
° por simetria, painel aposto no vão lateral esquerdo
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home