6/02/2004

SNBA
2º Ano Pintura – Turma A
Grupo IV


Objectivo

Desenvolvimento de um projecto de intervenção a nível plástico em espaço a escolher pelo grupo de trabalho no interior do edifício da SNBA, tendo em atenção que:
- O espaço a ser intervencionado deve ficar em zonas de livre acesso a visitantes e alunos da SNBA
- A intervenção não deverá perturbar a normal funcionalidade do lugar, móveis ou objectos aí existentes, nem causar quaisquer danos, por forma a que após a sua remoção, não fiquem quaisquer marcas ou vestígios.

Projecto

Título: FUGA

A nossa intervenção consiste na colocação no hall de entrada de figuras humanas moldadas em rede de arame e vestidas com roupa que adiante se especifica. O lugar eleito foi o hall de entrada devido às suas amplas dimensões, permitindo a colocação de todas as figuras, que serão em número de quatro, sem perturbar a circulação das pessoas nem afectar a habitual utilização do espaço.
Através destas figuras, e do insólito das situações que pretendemos criar (ver desenho 1), esperamos provocar forte impacto a nível de sensações nas pessoas que acedem a esse espaço, suscitando uma multiplicidade de leituras para esta “fuga”


Caracterização do espaço

Local de passagem obrigatória de todos quantos visitam ou frequentam a SNBA, este é também o seu espaço privilegiado de convívio e lazer.
Predomina o mármore do chão, com desenhos geométricos em tons de rosa / creme. A parede é em parte revestida a cantaria e a restante pintada em tons de rosa pálido.
O local é bem iluminado por luz natural fornecida por duas janelas que ladeiam a porta da entrada. Existem também alguns focos de luz artificial posicionados no tecto.

Caracterização das figuras *

A estrutura das figuras será construída em rede de arame, tipo galinheiro, arames de diferentes diâmetros e resistências, ripas de madeira ou outros materiais que lhes confiram maior resistência e estabilidade. Usaremos também papeis, trapos e espuma para enchimento.
As cabeças serão cobertas de tecido preto.

Fig.1
Homem deitado no chão, virado para cima, vestindo casaca preta

Fig. 2
Mulher em pé, segurando uma corda que prende pelo pescoço a Fig.3.
Roupa: vestido de tafetá verde, bolero de veludo preto e luvas pretas

Fig. 3
Homem trepando coluna de cantaria. Tem uma corda presa ao pescoço que é puxada pela Fig.2
Poupa: Calças de ganga, camisola vermelho escuro e ténis

Fig. 4
Homem sentado na escada
Roupa: Caças de fazenda, camisa e sapatos pretos


(*) Ver anexos