6/13/2004

Grupo 1
2º Ano – Turma B
Curso de Iniciação à Pintura
Sociedade Nacional de Belas Artes

Trabalho 4 – 2004

PROJECTO

Síntese do Enquadramento

Proposta de intervenção no espaço público da SNBA, sem que se verifique, sobre qualquer forma, alguma modificação, estrutural ou funcional e tendo como pensamento orientador para o roteiro da intervenção, a sobrecapacidade do Todo (Grupo) face à soma das Partes e o conceito do Não Lugar.

Do Lugar

Identificação

Átrio de entrada da SNBA.

Porquê?

Porque se trata de um lugar público, de passagem, interface entre diferentes funcionalidades e actividades na SNBA, por vezes, local de descanso e de espera, eventualmente de reflexão e também de transacção de informação.
Porque tem um acento monocromático e “frio”.
Porque contem referências explícitas a um conjunto de personalidades, importantes para a SNBA, pouco identificadas e que, muito poucos conhecem.

Caracterização do Lugar

Espaço

Rectangular com uma área de cerca de 70 m2 e um volume de aproximadamente 350 m3, resultante de 10X7X5 m.
Paredes em alvenaria pintada em cor beije, ligeiramente rosada e cantarias em mármore bojardado:
Parede de entrada (sul), com cerca de 50 m2, com portão rectangular, em ferro e vidro, armadura em ferro, com folha inferior e caixilharia pintada a verde do lado de fora e branco do lado de dentro, encimado por janela em arco abatido e duas janelas rectangulares em vidro, armadura em ferro, também encimadas por janelas em arco abatido.
Paredes laterais (nascente/poente), em que, cada uma delas, tem cerca de 70 m2 de superfície e duas portas de madeira, pintadas a branco.
Parede que delimita o corredor de acesso ao salão de exposições e átrio de entrada (norte), com duas superfícies vazadas, de formato rectangular, ladeando o arco de acesso ao corredor com escadaria de quatro degraus.
Tecto pintado a branco.
Chão em mármore polido, nas cores cinzenta, rosa e castanho com desenho central em xadrez diagonal.

Iluminação

Através de duas fontes de luz, uma natural, proveniente de sul, da superfície vidrada, cerca de 9 m2, do portão de entrada e das janelas e outra artificial, eléctrica, a que deriva de 16 pontos de luz instalados no tecto, no terço central.

Decoração

Sóbria e austera; sobre a esquerda, mesa de madeira, vitrina em madeira com tampo de vidro e escaparate, com informação. À direita, vitrina em madeira com tampo de vidro e estatuária. Dois bancos de madeira, forrados a napa branca encostados às paredes sul e norte.

Galeria de Personalidades

Dois bustos em bronze sobre pilarete de mármore bujardado de cor cinzenta, colocados, um em cada um dos dois vazados da parede do topo norte e doze alto relevos circulares em bronze sobre base quadrada, em mármore castanho rosado, colocados ao longo das quatro paredes entre o falso lintel em cantaria de mármore bujardado e a sanca do tecto, prestam homenagem às seguintes personalidades:
• Silva Porto
• José Malhoa
• Venâncio F.
• João Vaz
• Constantino Fernandes
• Falcão Trigoso
• Carlos Reis
• J. Veloso Salgado
• Anjos Teixeira
• José Luís Monteiro
• Miguel Ângelo Lupi
• Thomaz José d’Annunciação

Cor

Maioritariamente o beije rosado das paredes, seguindo-se o cinzento claro das cantarias em mármore, o branco do tecto e das portas em madeira pintada e da estatuária e ainda, apontamentos de castanho e castanho rosado, cinzento escuro, bronze e verde escuro.
Inexistência de contrastes
Materiais

Alvenaria, mármore, madeira, vidro, ferro e bronze.

Formas

Para além dos arcos abatidos sobre as janelas e portão e dos círculos dos altos relevos em bronze, rectas, paralelas e perpendiculares, quadrados e rectângulos e paralelepípedos.

Proposta de Intervenção

Intervir com cor a totalidade da zona delimitada pelo falso lintel e a sanca do tecto nas paredes e que, contém os doze alto relevos, assim como os dois pilaretes paralelipipédicos que suportam os dois bustos, correspondendo a uma intervenção, no Lugar, de cerca de 27 m2.

Objectivo

“Aquecer” o Lugar.
Transformar, durante um determinado período de tempo, um Não Lugar, num Lugar de fruição da cor que permita, também, um melhor conhecimento de quem, por certo e sobre um qualquer aspecto, contribuiu, de alguma forma, para o engrandecimento da Instituição que os perpetuou.

Da Execução

Suporte e Cores

Painéis em material amovível de baixa densidade com 5 mm de espessura, pintados em cor azul/violeta e identificação das diversas personalidades com grafitti em cores fluorescentes, amarelo, laranja, verde, azul, rosa e prata

Fixação

A sanca do tecto e o topo dos falsos lintéis, assim como as bases em mármore dos alto relevos, constituirão a amarração e única fixação dos painéis às paredes.

Materiais a Utilizar

• Placas de PVC alveolar
• Tinta de Esmalte Aquoso
• Primário Aquoso
• Tinta Acrílica Fluorescente

Prazo

2 Semanas
Orçamento

O custo da intervenção, tal como referido, estima-se em cerca de quatrocentos e oitenta Euros, assim divididos:

Materiais Qtd. Valor (€)
Placas de PVC Alveolar 27 m2 337,50
Tinta de Esmalte Aquoso, ccr s 3050 5 l 70,00
Primário multiusos 3 l 15,00
Spray Fluorescente 6 uni. 39,00
Material de Fixação Vários 15,00
Rolos de pintar 2 uni. 5,12
Total (€) 481,62


entrada snba Posted by Hello



entrada snba Posted by Hello



entrada snba Posted by Hello

Lisboa, 31 de Maio de 2004