Projectos aprovados
T.A — Grupo 5
T.B — Grupo 1
T.B — Grupo 2
T.B — Grupo 4
Parabéns a todos os projetos.
T.A — Grupo 5
I.1) O acesso à porta central da sala de exposições faz-se através de três degraus que culminam num pequeno patamar (1,24mX2,60mX1,24m ). Este patamar é ladeado, para além da porta própriamente dita, por duas paredes idênticas, à esquerda e à direita. Em ambas as paredes encontra-se inserida uma pequena porta de madeira que dá acesso a uma zona de arrumos, sendo a parte sobrante da mesma pintada de branco.
I.2) A nossa intervenção será exactamente nestas zonas pintadas de branco, através da realização de 2 painéis pintados segundo a técnica "Tromp d'oeil".
I.3) Os painéis de dimensões 2,20mx0,65m, serão em k-line e pintados a acrílico.
I.4) Os motivos em "Tromp d'oeil" a realizar encontram-se em fase de reflexão por parte do grupo. Seguem em anexo algumas propostas.
T.B — Grupo 1
O espaço escolhido é a escada que fica do lado direito de quem entra e que dá acesso ao salão do 1.º Andar, mais propriamente no vazio criado pela própria escada, mas mais visível quando se começa a subida do 2.º lance de degraus.
Cremos que com, os materiais escolhidos, a sua dimensão, cor e aplicação ao espaço, se induza o conceito de movimento, peso e velocidade.
Material a usar:
Bolas de plástico lisas e em dois ou três tamanhos diferentes.
Tinta em spray cinzenta que emite chumbo.
Fio de nylon muito fino.
Forma de aplicação:
Depois de pintadas, as bolas serão suspensas por fio de nylon preso ao tecto da escada numa área de + 80x100 cm., dispostas em forma de semi-espiral e com diferentes alturas.
Visão aproximada:
Montagem fotográfica.
T.B — Grupo 2
1. Objectivo do trabalho
Sem alteração da funcionalidade espacial de um lugar ou das suas condições físicas, criar-se um acontecimento cénica local, que chame a atenção do utilizadores para a alteração do não "desempenho" espacial deste espaço, e portanto relacionado com esse mesmo lugar.
2. Local de intervenção
Depois de reflexão sobre o conteúdo funcional do não lugar e analisadas vários hipóteses de intervenção no espaço interior do edifício da SNBA, optou-se pela animação das duas entradas laterais à porta principal do salão de exposições, contíguas ao corredor posterior ao hall de acolhimento.
A sua não funcionalidade actual, ou seja, a transformação espacial destas estradas em arrumos dissimulados pela cobertura com dois cortinados, conferem a estes espaços uma ideia enigmática e até fantasmagórica, propícia ao desenvolvimento de uma de animação cénica, desmistificadora deste sentimento obscurante.
3. Acontecimento cénico
Aproveitando a configuração física e material destas atmosferas espaciais (degraus de pedra, cortinados, escuridão, etc.) optou-se pela introdução de duas figuras humanas sentadas nos degraus, uma em cada espaço lateral, com as pernas e mãos parcialmente descobertas para o espaço do corredor, em articulação teatral uma com a outra, por forma a estabelecer-se uma relação entre ambas, não forçosamente pela concordância de posturas mas antes pela complementaridade e/ou dicotomia cénica das mesmas.
T.B — Grupo 4
razões da intervenção:
o átrio tem sido o local escolhido por excelência para homenagear figuras relevantes para as artes e, directa ou indirectamente, para a SNBA. Mas a SNBA não é uma entidade abstracta. É um corpo em permanente mudança porque é constituído por um tecido vivo de alunos, professores, funcionários, directores. É essa identidade que pretendemos realçar num painel a instalar no vão frontal direito, ao lado da secretaria. Pretendemos transformar a entrada do edifício num local de encontro, de desaceleração em busca de rostos familiares, de partilha de histórias, de experiências, de emoções. O painel de fotografias irá ter essa função de fazer parar o visitante à procura dum ponto de referência. Contrariando a aceleração característica dos nossos dias, no painel o tempo está parado, com expressões à espera de serem olhadas. As nossas histórias individuais a construir a história colectiva da SNBA.
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