5/31/2006

Grupo 3

Proposta 1

Local de Intervenção

Salão do 1º andar. Espaço localizado entre as janelas e a parede amovível do espaço da exposição, formando um corredor de 8m de comprimento, 3m de altura e 95cm de largura.

Proposta

Colocação de 3 paineís de PVC branco, onde estão simuladas portas (aberturas) , colocados paralelamente ao longo do corredor, ficando as portas desencontradas, situadas ou no lado direito ou no esquerdo.Todo o PVC é delineado, assim como a porta, com fita autocolante preta , com cerca de 3cm de largura.
A 1ª porta tem na parte superior e na horizontal, inscrita a frase " Ainda que mal " .
A 2ª porta tem a mesma inscrição, mas também na lateral e verticalmente, a continuação da frase do poema " Ainda que mal " Ex:...pergunte, ...respondas
A 3ª porta tem inscrito o final do poema.

Fundamento

O local de intervenção não sendo convidativo, sugere aperto, desconforto, infinito. Daí a ideia de quebrar estas sensações, levando os visitantes a percorrer e a atravessar o espaço e as portas, sendo por isso obrigados a parar, a ler e a reflectir.

O poema é da autoria de Drummond de Andrade " Ainda que mal "

Ainda que mal pergunte,
Ainda que mal respondas;
ainda que mal te entendas,
ainda que mal repitas;
ainda que mal insista,
ainda que mal desculpes;
ainda que mal me exprima,
ainda que mal me julgues;
ainda que mal me mostre,
ainda que mal me vejas;
ainda que mal te encare,
ainda que mal te furtes;
ainda que mal te siga,
ainda que mal te voltes,
ainda que mal te ame,
ainda que mal o saibas;
ainda que mal te agarre,
ainda que mal te mates;
ainda , assim, pergunto:
me amas?
E me queimando em teu seio,
me salvo e me dano ...
....de amor