6/12/2006

Grupo 5

3ª Proposta

Se os materiais que compõem o piso da Sociedade Nacional de Belas Artes exibissem, quais impressões, as marcas de passagem de todos aqueles que têm feito destas instalações uma parte integrante (mais ou menos pontual) dos seus percursos, teríamos uma infinidade de sinais por decifrar.

E se imaginarmos que a alguns desses sinais podem corresponder dinâmicas interessantes de descoberta e de criação artística, então este espaço pode ser entendido como um "lugar" com características especiais.

Pensou-se que seria interessante fazer referência a esta ideia de acumulação de registos de passagem. De que modo? Utilizando o fragmento de vestuário que mais directamente remete para o andamento, para o passo - os sapatos. Os sapatos aludiriam, não só, a uma noção de circulação que caracteriza todo o espaço da SNBA, como também à ideia de diversidade: de pessoas, de sensibilidades, de projectos artísticos divulgados.

A execução do projecto, apesar de ainda pouco elaborada, passaria pela fotografia e recorte de diversos pares de sapatos, em tamanho natural (?), a aplicar nas paredes, junto ao rodapé, em zona a definir (escadas?).